segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aliança Democrática XXI: Coligação pré-governo ou pós-governo (II de II)

Aliança Democrática XXI: o terceiro Partido e os resultados:

Francisco Sá Carneiro (líder do PPD/PSD), Diogo Freitas do Amaral (líder do CDS) e Gonçalo Ribeiro Telles (então líder do PPM que em 1993 fundou o Partido da Terra) foram os protagonistas de uma grande coligação pré-eleitoral de que rendeu duas maiorias absolutas (1979 e 1980), com as quais todos os partidos intervenientes reforçaram a sua influência e militância...

Dos partidos actualmente não representados na AR apenas três têm praticado o exercício de poder.
Nas assembleias legislativas das regiões autónomas, têm deputados o Partido Popular Monárquico (PPM), o Partido da Terra (MPT) e o Partido da Nova Democracia (PND).
Quanto aos órgãos autárquicos apenas o MPT (63 autarcas), o PND (9) e o PPM (8) têm eleitos em órgãos autárquicos, não se contabilizando as largas dezenas de mandatos obtidos pelo MPT e PPM em coligações com o PSD e/ou CDS.
Dos restantes partidos não representados, mais nenhum (nem mesmo o histórico MRPP) contabiliza um único eleito que seja.


A coligação praticada nas autárquicas entre PSD/CDS/MPT e PPM, tem funcionado bastante bem com o método de Hondt especialmente nos municípios com maior influência do Bloco de Esquerda (em Faro, por exemplo, a coligação PSD/CDS/MPT/PPM venceu por 130 votos apenas).

A repetir-se a coligação nas legislativas, a manter-se o mesmo sistema eleitoral de distritos, em termos práticos compensará a estes coligarem-se em todos os círculos do continente retirando automaticamente deputados do PS para si (já nos círculos de imigração ou na Madeira a coligação pouco interfere nos mandatos obtidos pelo PSD).


De facto, dando de barato uma repetição dos resultados de 2009, isto aconteceria na maioria dos círculos do continente, grandes e pequenos!.

Em Beja por exemplo o PSD coligado ganharia historicamente um deputado!

Por ser um círculo pequeno é fácil demonstrar:
PS: 34,82% 28.619 votos 2man (o 2man é conseguido aos 14.309.º voto)
PCP/PEV: 28,92% 23.771 votos 1 man
PSD:14,67%12.056 votos 0man (mais de 2 mil votos abaixo da meta para conquistar o 2.º mandato do PS)

Em Lisboa a coligação pós contagem de votos significaria 13+5mandatos contra os actuais 19 do PS. Em caso de coligação pré contagem de votos, os mandatos da AD seriam não 18 mas 19! e venceriam o principal círculo do país retirando um deputado ao PS (ou seja ficaria AD 19 contra PS 18).:
A mesma inversão para o círculo de Santarém. E muito perto de inverter o círculo dos Açores.
Em Braga, a coligação somaria um deputado (retirado ao BE) para além da soma dos mandatos conseguidos em separado. E no Porto bastam meras centenas para o mesmo suceder.

Sem receio de assumir os contributos que adviriam de e para o partido no qual estou envolvido, se o mesmo integrasse uma coligação alargada de futuro para o país, espero sinceramente que em 2011 a honestidade intelectual prevaleça na política portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.