terça-feira, 16 de setembro de 2008

Portugal no Caminho das Estrelas.









Foi no passado dia 15 de Setembro, que a empresa Caminho das Estrelas, Turismo Espacial, S.A. teve formalmente inaugurada a sua futurística sede no Porto, Rua Aristides Sousa Mendes, 225, 1º, A1, (edifício Duparque na Avenida da Boavista), frente ao Parque da Cidade, com a presença do bilionário Sir Richard Branson, presidente do grupo Virgin.

Mário Ferreira (o primeiro turista espacial nacional) é o Presidente desta nova empresa portuguesa que representa em exclusivo em Portugal a Virgin Galactic dos voos espaciais. A Caminho das Estrelas foi reconhecida como sendo a primeira empresa europeia especializado no turismo espacial.

Não basta o simples facto da empresa Caminho das Estrelas, Turismo Espacial, S.A fornecer viagens de 150 mil Euros ao espaço, voos em gravidade zero, experiências e visitas aos locais de maior interesse espacial, esta empresa foi distinguida pela própria Virgin Galactic a nível mundial como empresa modelo e “case study” na área do turismo espacial.
Foi também nesta empresa que a Virgin confiou a formação de 10 agentes internacionais.


Sir Richard Branson: "Dentro de três ou quatro anos poderemos pensar sobre uma estação espacial aqui em Portugal ".
O bilionário inglês é dono de mais de 200 empresas e de uma fortuna superior a 2 mil milhões de euros.
Para além do turismo espacial, Branson está determinado na protecção do planeta. Não só investe todo o lucro das suas empresas em investigação sobre energias renováveis como por exemplo, oferece 18 milhões de euros ao cientista que, no espaço de 10 anos, consiga extrair determinados tipos de gases de efeito de estufa da atmosfera.

À semelhança do que está a ser feito no Novo México (EUA), o empresário admite vir a investir em Portugal, na construção de uma estação espacial. "Dentro de três ou quatro anos poderemos pensar sobre uma estação espacial aqui em Portugal", disse Richard Branson, que falava das possibilidades de investimentos em Portugal.
"Tivemos já algumas conversas, abordagens sobre o assunto", disse, confirmando que já tratou do tema com investidores e autoridades portuguesas.

Richard Branson disse "ter a certeza de que haverá outras coisas para fazer aqui", embora seja um mercado que conhece mal. Uma das apostas pode ser nas energias renováveis, área em que se mostrou agradavelmente surpreendido com o que está a ser feito.
Outro dos negócios é o dos ginásios. "Queremos que toda a gente em Portugal seja saudável", disse Branson, que apresentou os planos de expansão da rede "Virgin Active". Depois da estreia no Porto: nos próximos dois anos, vão abrir pelo menos três novos espaços em Gaia, Oeiras e Sintra, mas há mais ginásios previstos para as áreas urbanas do Porto e de Lisboa.


O Ministro Manuel Pinho.
O assunto surpreendeu o Ministro Português da Economia, que no mesmo dia inaugurara a maior central solar térmica nacional e a maior da europa com valência refrigeradora (instalada no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos).

"É uma total novidade para mim", afirmou Pinho, acrescentando que isso mostra que Richard Branson vê Portugal como "um país com potencialidades".


Esperemos que o mesmo ministro que se surpreende com a qualidade do calçado português tenha a inteligência de acarinhar quer esta empresa e suas ligações quer os potenciais interesses do magnata britânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.