quinta-feira, 13 de outubro de 2011

'Cultura' e 'Desenvolvimento' (I de II)

(I de II) O obstáculo etnocêntrico.

Em última análise, o conceito de cultura associado ao ser humano compreende toda a actividade que lhe seja inerente e que não seja biologicamente justificada.

Por sua vez, qualquer sistema de crenças, valores, ideias e simbolismos que componham uma estrutura cultural humana acompanham participativamente todo o desenvolvimento, seja de índole individual ou colectivo.

Devido ao seu interesse, a relação entre cultura e o desenvolvimento é assunto amplamente discutido entre estudiosos das várias ciências sociais. A doutrina antropológica no entanto, rejeita muitas das abordagens feitas ao tema sobretudo quando estas surgem numa sedutora perspectiva desenvolvimentista (e evolucionista), atribuindo diferentes valores a diferentes culturas e classificando-as consoante determinados
indicadores ocidentais de progresso económico e/ou social.

Aliás, o exercício cada vez mais regular de associar culturas de certos povos a estados evolutivos, de forma subjectiva comparada e/ou hierarquizada, resulta precisamente na perca de culturalidade do ser humano.


Para melhor facilitar o entendimento da lógica por detrás desta preposição, atente-se o seguinte exemplo figurado:
Imaginando uma sociedade composta por diferentes grupos de indivíduos agregados, cada um deles com as suas especificidades culturais.
Dentro desta sociedade existem duas percepções culturais possíveis:
Na primeira considera-se existir um grupo cultural superior - superioridade em poder ou em número de indivíduos - representando um termo de comparação e uma série de objectivos a atingir pelos restantes grupos.
Na segunda percepção respeita-se a não existência de culturas dominantes e que cada grupo possui igual importância cultural, independentemente do grau de poder ou de influência dentro da sociedade.

Qual é a percepção que favorece a diversidade cultural e qual é a percepção que segrega directa e indirectamente aspectos culturais vários…?

Análoga ao mundo actual, esta ilustração de uma só mesma sociedade, demonstra bem a influência que a variação de duas percepções pode determinar na cultura da sociedade.

Sempre que se estuda um conjunto de aspectos culturais de uma comunidade, etnia, nação..., com estabelecimento de um nexo de casualidade determinante no nível de vida, estamos a valorizar uma cultura em detrimento de outra, involuntariamente advogando uma o estigma de predestinação de diferentes culturas para níveis de vida antagónicos.

E, se para a sociologia ou comum discussão intelectual é admitido partir de pressupostos sociais para validar julgamentos de culturas, para a antropologia o estudo do Homem é muito mais objectivo e real, suportado por dados factuais e impessoais sem nunca pressupor o inexistente e sem correr o risco de invalidar a fiabilidade da informação.

...continua

1 comentário:

  1. ...Aliás, o exercício cada vez mais regular de associar culturas de certos povos a estados evolutivos, de forma subjectiva comparada e/ou hierarquizada, resulta precisamente na perca de culturalidade do ser humano...

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário.