terça-feira, 5 de agosto de 2008

Infestação na costa algarvia!...

O fruto proibido...

Já não bastavam as massagens maquiavélicas e o kite e windsurf terroristas... agora temos a fruta assassina, e uns prevaricadores que falam mal da obesidade...!

Proíbem-se a prática de desportos náuticos, inclusive olímpicos, não haja a eventualidade de haver incidentes... Isto até não é totalmente absurdo uma vez que em portugal, os desportos náuticos são considerados desportos marginais...
Mas o que sucede realmente quando se tenta oferecer fruta aos banhistas do Algarve?


À poucos dias, a campanha 'Roadshow Praias em Movimento - Energia Positiva', da Direcção-Geral da Saúde e da Galp, com distribuição gratuita de pêras, foi chumbada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve. O objectivo, segundo os promotores, era divulgar o combate à obesidade. Segundo a CCDR era apenas fazer publicidade.

Uma outra campanha, a cargo da Fundação Portuguesa de Cardiologia e da Associação de Produtores de Maça de Alcobaça pretendia distribuir as maçãs gratuitamente, como o fez em 2007 nas praias entre Aveiro e Lisboa.
O comandante da zona marítima do Algarve, Reis Águas, considera que a iniciativa não passa de publicidade...
O presidente da Associação de Produtores, Jorge Soares, defendeu-se, dizendo que o objectivo da acção, um projecto em parceria com a Comissão Europeia e o ministério da agricultura, era o de sensibilizar para os benefícios de comer maçãs e assim combater a obesidade. Algumas capitanias proibiram mesmo a distribuição deste fruto, alegando tratar-se de publicidade que sujaria as praias...

A Associação de Produtor
es conseguiu chegar a acordo com algumas capitanias, e a distribuição vai ser feita apenas das maçãs, e não da brochura onde é apresentado o resultado de um estudo sobre o fruto. O Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, não consegue entender tal proibição...

No entanto um porta-voz da Marinha comunicou que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura-Vila Real de Santo António proíbe todas as actividades de marketing e publicidade nas áreas concessionadas.

Pergunta o cidadão: "Serão os perigos nefastos de ter os logótipos dos patrocinadores nos folhetos de campanha, tão graves ao ponto de justificarem estas medidas avulsas?".


"Massagens são risco para a saúde pública."

Neste tema as coisas são ainda mais caricatas...
Qual é a legislação e regulamentação que regula as massagens e massagistas em Portugal?!

O sindicato esclarece:
Apenas a massagem estética está regulamentada. As restantes formas de massagem podem ser feitas por qualquer um... ...Ao não estar regulamentada não podemos dizer que está legal ou ilegal. Como em qualquer país em que as coisas não estão regulamentadas, todas as pessoas podem praticar, como é óbvio.

As massagens, não sendo sequer actividade prevista no POOC, é actualmente licenciada ou indeferida pelas CCDRs e capitanias (ora quem melhor para definir aptidões à prática comercial das massagens sob pena das inaptas serem perigosas para a saúde pública do que organismos fora da direcção regional de saúde?!).

Trata-se portanto se uma actividade da qual certos senhores se apoderaram, saíndo beneficiários os grandes concessionários por motivos mais ou menos honrosos...

Ridículo não é?... Achamos (quase) todos...

Com estes destaques da época balnear algarvia, não será natural duvidar se
o mesmo tipo de autoridade que combate agressivamente marcas do povo da região, como a tradição (secular) do Banho 29... é o tipo de autoridade que queremos para nos fornecer a segurança e o conforto que carenciamos para a nossa costa?


*Nota: No dia 07 de Setembro, dia da cidade de Faro, o Primeiro Ministro José Sócrates vai ser medalha de ouro da cidade de Faro, em sessão pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.